A CONDIÇÃO DA MULHER

            A Palavra de Deus me foi assim dirigida :
“Ela é na sua essência ou natureza: uma mulher; na sua vocação uma esposa e na sua missão: uma mãe.
Satanás não adulterou a natureza da mulher. Ele não pode fazer isso, porque a Palavra a criou mulher. Mais pela astúcia e sedução, O DIABO DESVIOU A MULHER DA SUA VOCAÇÃO DE ESPOSA. Pois, está escrito: “Aquele à quem pertence a esposa, é o esposo” (UM SÓ).
Essa perca de vocação (e consequentemente a perca da fé no casamento) gerou a PROSTITUIÇÃO. Temos então, hoje em dia, uma mulher que pode tornar-se mãe sem no entanto ser esposa. Porque? Porquanto não quer se sujeitar em tudo na vontade do esposo ao qual está ligada e dependente pelo laço do matrimónio, como o afirma a lei (Gen.3:16b).
Existe uma diferença entre um marido e um esposo: um marido, é o homem que é ligado a uma mulher. Quanto à um esposo, ele é uma figura de “redentor”da mulher pelo laço do casamento. Um dominador (no sentido autoritário e não despótico ou tirânico) que, pela sua doutrina, sujeita a sua esposa na vontade de Deus, protegendo-a deste modo da tentação e do mal. É nesta ultima relação que a vocação da mulher se exerce para o cumprimento da sua missão: tornar-se mãe, perseverando com toda modéstia na fé, no amor e na santificação para a sua salvação (1Tim.2 :15).
Pois que? A salvação da mulher se efectiva quando, PERSEVERANDO NA SUA VOCAÇÃO DE ESPOSA, ELLE CUMPRA A SUA MISSÃO DE MÃE E PERMANECE NA PALAVRA com humildade ou simplicidade”.
Considerem com atenção o que aconteceu na criação: Deus a fez da costela de Adão, e O trouxe diante do homem para ver como iria a chamar. Este não lhe chamou esposa; chamou-a antes mulher O QUE SIGNIFICA QUE ELA FOI TIRADA DO HOMEM. 

 

*******************

 

DA CRIAÇÃO À QUEDA

« E criou Deus o homem à Sua imagem, à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou” (Gen.1 :27)
“…No dia em que Deus criou o homem, à semelhança de Deus o fez. Macho e fêmea os criou; e os abençoou, e chamou o seu nome Adão, no dia em que foram criados” (Gen.5 :1,2).
Que Deus nos ajuda à compreender Sua Palavra!
Olhai com atenção o que aconteceu na criação: Está claramente mencionado na Bíblia, que na criação, Deus criou o homem (um só). Eis porque sublinhei o singular que a Bíblia utiliza nesta escritura inspirada que, Só, o Espírito de Deus pode vivificar para nós neste dia.
Deus criou pois o homem à Sua imagem e conforme à Sua semelhança, e este homem era macho e fêmea. Tratava-se portanto de dois criaturas distintas. De jeito nenhum! Mas sim, de dois naturezas diferentes dentro de uma só criatura. E, se chegamos na compreensão de Gen.5:1,2, iremos compreender melhor esta verdade oculta da Palavra de Deus. O homem e a mulher na criação foram chamados pelo nome único de Adão; isto é: o homem. Eis porque algumas traduções mais explícitas escrevem: “Macho e fêmea os criou”. Não como se de duas pessoas se tratassem; mas sim de duas naturezas ou essências diferentes dentro de uma só carne.
E a Palavra da promessa diz: “E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai, e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a…” (Gen.1 :28). 

*******************

 

E O HOMEM TORNOU-SE MATÉRIA
 (SUBSTÂNCIA)

 

            Lendo Gen.1:27 e logo depois Gen.2:7, um espírito não iluminado iria se perguntar sem dúvida: “quanta vezes o homem foi criado”? Toda compreensão desta Verdade passa por não confundir a criação da formação.
         A Escritura declara: “No princípio era o Verbo (Palavra), e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus… Nele estava a vida…” (Jo.1:1-4).
Pelo que, a vida do homem nasce da Palavra de Deus, sendo sido (criado) por Ela – pois que nesta Palavra estava a vida – antes de receber um corpo (formado) do pó. Em outras palavras diremos que a “essência do homem foi criada (gerada) da Palavra de Deus antes que seu “corpo” seja formado (estruturado ou forjado) do pó da terra.
Compreendemos então que o homem criado à imagem e a semelhança de Deus na era matéria, tal como O próprio Deus não é matéria, melhor, do pó não é! Ora, se Deus Se manifestou no princípio na natureza da Palavra (o Verbo) para Se dar à conhecer; assim, o homem que deveria dominar sobre toda criação ora manifestada era uma imagem ou semelhança desta mesma Palavra de Deus que criou todas as coisas; com objectivo de manter esta criação no Propósito ou Plano do Seu Criador.
E, para tornar manifesto o dominador, Deus preparou para ele um corpo à partir de uma substância visível: o pó. Ele soprou, isto é: colocou a vida do homem (que já existia no dia em que foi criado) dentro da matéria (o corpo feito do pó) que se tornou um ser (alma) vivente: este é o primeiro Adão!  

 

*******************

 

A FORMAÇÃO DA MULHER

            No entanto, a Bíblia nos disse que Adão, o primeiro ser vivente estava . E, Deus trouxe todas as coisas diante deste “governador” – o herdeiro da criação material – para ver como Adão as chamaria (Gen.2:20). Ora, Adão não achava nesta criação, nenhuma criatura semelhante à ele. Porque? Pois a Palavra da promessa dizia: “Frutificai, e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a…” (Gen.1 :28). E, Adão observava atentamente a criação… e ele bem sabia que toda criatura só podia se reproduzir segundo a sua própria espécie. Ora, todos os seres viventes foram criados com duas naturezas diferentes: macho e fêmea. Mas, NÃO HAVIA EM TODA CRIAÇÃO NENHUMA FÊMEA QUE ESTIVESSE COMO ADÃO.
         Há agora no nosso meio algum inteligente para receber e compreender esta Verdade?
         A Escritura não diz: “E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era MUITO BOM...”?     
         O que significa isto? Que a criação era PERFEITA, e que Deus não se tinha esquecido de nada. E diante do embaraço de Adão, Deus disse: “Não é bom que o homem esteja só, far-lhe-ei uma adjutora que esteja como diante dele” (Gen.2:18).
         Recorrerá Deus novamente ao pó da terra para formar um outro ser vivente à semelhança de Adão? Não! Não, porque Ele já tinha acabado e descansado de toda Sua obra.
         Contudo, quando o tempo determinado na profecia foi consumado; e, para permitir à Adão de se multiplicar sobre a terra, encher e sujeita-a, segundo a Sua própria Palavra, Deus fez cair um profundo sono sobre o homem que Ele criou no começo: homem e mulher, isto é: macho e fêmea (Gen.1:27; 5:1,2) e separou as duas naturezas.   
         “Então o Senhor Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas e cerrou a carne em seu lugar. E da costela que o Senhor Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a à Adão. E disse Adão: Esta é agora (ele tinha enfim encontrado a única peça que faltava para se cumprisse a promessa divina) osso dos meus ossos e carne da minha carne; esta será chamada VAROA porquanto do varão foi tomada(Gen.2:18-24).
         Deus criou a MULHER da costela de Adão, e trouxe-a diante do homem para ver como este a chamaria. Examinai as escrituras! DEUS NUNCA DEU UM NOME A ESTA CRIATURA ORA MANIFESTADA. Foi o próprio Adão que o fez (tal como o fez com o resto de toda criação). Pois que? Adão, era uma criatura única no seu género. Ele bem sabia que não tinha nenhuma semelhança com o macaco; e que não era descendente do símio. Pois, ele foi feito na imagem de deus, que deu-lhe um corpo que lhe era próprio. Um corpo único e definitivo no seu tipo e que não é consequência de qualquer evolução. Adão tinha o pensamento de Deus para conhecer essas coisas. Pois, Deus o Criador tinha feito dele um “deus” sobre toda a criação.
         (A teoria de Darwin é uma tolice que não pode nem deve fazer objecto de discussão, nem de atenção por parte dos filhos de Deus. Os eleitos de Deus devem viver como se esse insensato e a sua teoria não tivessem existido nunca).
Dizia pois que ao ver a mulher, Adão era suficientemente inteligente pira reconhecer que a ossatura (esqueleto) e a carne que Deus tinha dado à essa criatura formada aquando do seu profundo sono (morfologicamente falando), eram mesmo dele. Pelo que disse: “Esta é agora osso dos meus ossos e carne da minha carne”. Compreendeis agora? Ela era “ossos dos seus próprios ossos” e “carne de sua própria carne”. Pelo que, Adão disse que se chamaria VAROA (MULHER) porquanto foi tirada do homem.
Isto quer dizer inequivocamente que, no Conselho de Deus, a PARIDADE entendida como igualdade entre o homem e a mulher JAMAIS EXISTIRAM.
A mulher no Plano de Deus nunca será igual ao homem pois, ela foi tirada deste último; sendo uma parte dele. Um produto derivado do homem, eis o que a mulher é na Verdade de Deus. Ninguém pode negar esta Verdade, ó rebeldes!

*******************

 

E DEUS CONSAGROU O MATRIMÓNIO…

         “Por isso, deixe o homem pai e mãe, se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne”.(Gen.2 :24)
         Logo depois da confissão de Adão DEUS ATOU-LHE ESSA MULHER QUE DELE FOI TIRADA PELO VÍNCULO DO MATRIMÓNIO.
         Entendeis agora? Quando ela foi criada, Adão não chamou-a ESPOSA; mas sim VAROA o que significa MULHER. Mas, Deus que formou essa mulher com um propósito, revelou o Seu Intento juntando o homem à esta mulher. Isto quer dizer que Deus lha deu a Adão como ESPOSA. Porque, ser esposa não é uma natureza, mas sim uma vocação. E, a vocação vem de Deus. É um dom de Deus concedido à alguém. Aqui esta ! Examine e verá que é só quando ela tornou-se mãe, que Adão chamou a sua mulher Eva. Pois, Eva significa mãe. Portanto, Deus não lha criou Eva; ela foi criada mulher.
         No começo, vimos que as duas naturezas (macho e fêmea; homem e mulher) formavam uma só carne: o corpo de Adão. O Senhor Deus separou-as, tirando a mulher de dentro do homem afim de permitir a raça humana de se multiplicar. E, tal como já o frisamos no começo, a mulher é a natureza ou essência dessa criatura que tinha como missão de garantir a multiplicação da semente do homem sobre a terra. Agora, isto nunca constou no Plano de Deus que a mulher concebesse (engravidasse) de qualquer um que fosse e tornasse-se mãe de qualquer jeito. Pelo que Deus, ao manifestar a mulher, revelara ao mesmo tempo a sua vocação: a da esposa do homem do qual foi tirada.
         Assim, pelo vínculo do casamento, eles se juntavam de novo numa só carne (como no começo) embora sendo desta vez duas criaturas distintas, para poder PROCRIAR.
         Sim, foi isto que Deus juntou no princípio. Este é o verdadeiro sentido do CASAMENTO no Plano de Deus.
         Não foi o homem criado na imagem e à semelhança de Deus? Quem é pois Deus? Senão o Criador! E o homem ? Um procriador encarregue de multiplicar essa semente que foi criada uma vez por toda! E a mulher? Essa é o instrumento por meio do qual essa multiplicação torna-se possível. Pelo que está escrito:
         “O varão é a imagem e gloria de Deus, mas a mulher é a gloria do varão”(1Cor.11:7).
         E, sabeis porque que muitos desses casamentos de hoje são autênticos falhanços? Porque muitas são as mulheres que hoje em dia não tem a vocação de esposa. Aí esta… Elas podem até tornarem-se mães, mas nunca permanecerem ligadas ao seu próprio marido: um ESPOSO; e pertencer-lhe, como está escrito: “Aquele à quem pertence a esposa é o Esposo…” (Jo.3:29a). Porque? Por não ter a vocação de esposa, claro! Elas não se sentem pois ligadas… elas não estão ligadas. É JUSTAMENTE ESTA PERCA DE VOCAÇÃO QUE GEROU A PROSTITUIÇÃO SOBRE A TERRA.
Temos um exemplo nítido disto no caso da mulher samaritana que se encontrou com o Senhor Jesus no poço. Jesus mandou-lhe chamar o seu marido, e ela respondeu: “Não tem marido”. Disse Jesus: “Disseste bem: não tenho marido; porque tiveste cinco maridos, e o que agora tens não é teu marido; isto disseste com verdade”. Notaram a diferença entre o casamento segundo Deus e o matrimónio segundo os homens? Essa mulher até podia parecer casada aos olhos, pois ela tinha um homem com quem partilhava o tecto, à vista e conhecimento de todos. Contudo quando ela se achegou do Servo de Deus, a luz da Palavra da Verdade revelou que ELA NÃO ESTAVA NADA LIGADA. Isto é, tratava-se apenas de uma mulher mas sem vocação de esposa. Ela bem podia enganar os homens; mas enganaria também à Deus? Nunca! Amem!
É assim que temos hoje em dia muitos “casamentos” que não passam de alianças humanas, evoluindo longe da perfeita Vontade de Deus e gerando filhos da prostituição que são impuros aos olhos de Deus(Os.2 :6 ; 1Cor.7 :14b).
É sem equívoco (à luz da Palavra de Deus, certo) que a EMANCIPAÇÃO DA MULHER, apregoada hoje no mundo; entendido como a independência ou desembaraço da dominação do homem não conjuga com o Propósito de Deus. Trata-se duma doutrina inspirada pelo maligno para a ruína daqueles que se deixam enganar!
A mulher não foi manifestada para depois evoluir livre e independente do homem: primeiro, ela foi separada do homem na sua natureza de mulher, e logo depois foi juntada (ligada) à ele na condição de esposa, afim de tornar-se mãe e deste modo cumprir com a missão pela qual foi assim manifestada.
Pelo que à uma pergunta sobre o casamento, Jesus Cristo respondeu assim: “Não tendes lido que Aquele que os fez no princípio macho e fêmea os fez. E disse: Portanto deixará o homem pai e mãe, e se unirá à sua mulher e serão dois numa só carne? Assimnãosão mais dois, mas uma só carne. Portanto o que Deus ajuntounão o separe o homem(Mat.19 :4-6).
Bem-aventurados sois se entendeis isso !

            *******************

 

E VEIO A QUEDA…
 
 “Então disse Adão : A mulher que me deste por companheira, ela me deu da arvore, e comi…
“E à mulher disse : Multiplicarei grandemente a tua dor e a tua Conceição; com dor terás filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ELE TE DOMINARÁ (Gen.3:12,16).
Se tudo o que acabou de ser dito aqui no eu diz respeito a condição da mulher (quanto à sua dependência do homem em que foi tirada) pode ainda deixar alguma pessoa incrédula, é sem sombra de dúvida devido o facto de que quando decidiu de tornar manifesta a mulher, Deus disse em relação à futura companheira do homem isto: “far-lhe-ei uma adjutora que esteja como diante dele”.
Muitos pois são os que interpretam esta expressão como diante dele (o que significaria também semelhante à ele) que Deus utiliza aqui, no sentido de uma criatura igual em direito e autoridade à Adão. É uma má interpretação da Palavra de Deus! Porque na verdade, a expressão faz alusão à similitude ou semelhança dessa criatura com a espécie ou género humano. Não se esquecem que no Gen.2 :20b, está salientado que Adão, considerando atentamente todos os seres viventes que desfilavam diante dele: “não se achava adjutora que estivesse como diante dele”. Isto não quer dizer que Adão estava à procura de uma criatura igual à ele do ponto de vista da autoridade. Não! Ele era o único dominador e bem o sabia. Tal como sabia também que só podia dominar melhor a terra depois de se multiplicar. Estava pois à procura de uma adjutora; isto é, alguém capaz de contribuir, colaborar ou participar no cumprimento deste Plano divino. E, isso não era o negócio de qualquer criatura. Era preciso para Adão uma adjutora do mesmo género que ele; ou melhor da mesma espécie.
         Eis o que significa: “uma adjutora que esteja como diante dele. Pelo que, não se trata de qualquer igualdade entre o homem e a mulher. Essa concepção ou abordagem da questão acabou para quebrar a harmonia da criação, assim como a ordem das coisas estabelecida pelo próprio Deus, e lembrada pelo Paulo, o apóstolo do Senhor, que escreve: “Mas quero que saibas que Cristo é a cabeça de todo varão, e O VARÃO A CABEÇA DA MULHER; e Deus a cabeça do Cristo” (1Cor.11:3).
Pelo que, depois da queda, a condição da mulher fica nitidamente revelada: e o teu desejo será para o teu marido, e ELE TE DOMINARÁ.

 

*******************