"Respondeu João: O homem não pode receber coisa alguma se lhe for não dada do céu. Vós mesmos me sois testemunhas de que disse: Eu não sou o Cristo, mas sou enviado adiante dele. Aquele que tem a Esposa é o Esposo; mas o amigo do Esposo, que lhe assiste e o ouve, alegra-se muito com a voz do Esposo. Assim, pois, já este meu gozo está cumprido. É necessário que Ele cresça e que eu diminua. Aquele que vem de cima é sobre todos. Aquele que vem da terra é da terra e fala da terra. Aquele que vem do céu é sobre todos". (Jo.3:27-31).
Vim afim de dar testemunho da verdade, de forma que todos estes eleitos que Deus escolheu desde o começo para a salvação; tendo recebido dEle, o amor da Verdade que o Espírito Santo ensina pelo intermédio dos pregadores chamados nesta última hora do fim de acordo com a promessa, em cumprimento do Grande conselho de Deus (Is.59:21), aprendem com respeito à todos os verdadeiros servos de Deus enviados ao serviço da Igreja de Seu Cristo, a não ir além do que está escrito, concebendo orgulho a favor de um instrumento de Deus contra outros (1Cor.4:6,7). É aqui onde age o mistério da iniquidade que já opera para a sedução da Igreja, nesta última hora do fim onde muitos anticristos se levantaram no meio de nós e mediante falsas interpretações da Palavra, geraram falsas mensagens do Evangelho que mudaram a glória do Deus incorruptível em imagens que representam o homem corruptível e nos apresentaram outros Jesus. De forma que as almas mal firmadas na Palavra da Verdade que adora nestes ambientes, acabaram por receber um outro espírito (o do homem no qual eles se reconhecem ao invés do Espírito de Cristo que assiste e consola a verdadeira Esposa - Fil.1:19b), se embrulharam nos seus próprios pensamentos e o seu coração insensato (isso significa: fé sem discernimento) foi mergulhado em escuridão. Atraindo deste modo sobre si mesmo, a ira, o julgamento e a condenação divina, de acordo com o que está escrito (Rom.1:18-23, 28-32). Pois, à luz do primeiro e do maior de todos os mandamentos de Deus, não há abominação e blasfema maior que um homem possa cometer, que de mudar a Verdade de Deus em mentira, honrando e servindo mais a criatura do que o Criador. Este Deus Único disse à Seu povo de todas as gerações: "Não terás outros deuses diante de mim… sou um Deus zeloso (ciumento) …" (Ex.20:1-5).
Quando homens carnais e sem discernimento se aproximam de um pregador verdadeiramente enviado de Deus, portador da semente original da Palavra de Deus; eles desmaiam de admiração e caiem no fanatismo cego; no caso em que este homem de Deus não é, por eles, rejeitado. É a mesma reacção que teve o apóstolo João diante do anjo de Deus que o transmitira as verdadeiras palavras de Deus (Apoc.22:6-9). E tal este anjo do Deus, me apresento também neste dia diante da Igreja do Cristo em nome de todos estes servos que me antecederam na obra para vos dizer a mesma coisa: Não façam tal coisa, queridos irmãos! Adorem Deus e só Deus (Apoc.22:6-9). O homem não pode receber coisa alguma, se lhe não for dada do céu. E, sendo da terra, ele fala como da terra: nunca será igual, nem comparável à Aquele que vem de cima. Porque, está escrito que Aquele que vem do céu é SOBRE TODOS. Pelo que João Baptista protestou diante de Israel e de todos os que se aproximaram de Deus por intermédio do seu testemunho: Vós mesmos me sois testemunhas de que disse: Eu não sou o Cristo, mas sou enviado adiante dEle. O contrário seria mentira, porque nós não demos testemunho de nós mesmos (eu me identifico aos servos de Deus, crendo de todo o coração ser um deles, embora não seja a opinião desses que olham para nós como mentirosos e usurpadores), mas sim do Senhor Jesus Cristo: Este é O ESPOSO A QUEM PERTENCE A ESPOSA. É Ele que nós apresentamos na Igreja, pela nossa pregação. Tal como o fiel Eliezer deu testemunho de Isaac junto da Rebeca.
Está escrito nos profetas: "À Lei e ao Testemunho! se eles não falarem segundo esta Palavra, nunca verão a alva". Nunca verão a alva, significa: não haverá luz para esses adoradores que são assim arrastados para a escuridão (Is.8:20-22). Porém, na lei que contém a sombra das coisas vindouras, está escrito que "todos os profetas profetizaram pelo Espírito de Cristo (e não de um homem) que estava neles" (1Pe.1:10,11); dando todos eles testemunho de Cristo segundo o "Assim diz o Senhor" (e não o assim disse Moisés), quando a Palavra de Deus foi particularmente dirigida a cada um deles. Esta lei que nos apresenta um Deus Único exaltado em adoração no meio do Seu povo (porque nós não achamos uma representação das muitas divindades junto do propiciatório no lugar santíssimo), nós é confirmada, pelo próprio Senhor Jesus Cristo (Lc. 24:25-27; Jo.5:39,40, etc.), e depois pelo testemunho dos apóstolos (Jo.1:45; Act.2:36, 4:12, etc.).
A verdadeira Igreja edificada sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, não pode se afastar deste testemunho único que caracteriza o verdadeiro Evangelho de Cristo de acordo com a mensagem da Palavra de Deus que em muitas denominações religiosas foram substituídas por mensagens que exaltam figuras de homens. Finalmente, a glória destes homens acabou por ocultar a própria glória do Senhor Jesus Cristo no entendimento de muitos destes meninos espirituais que não têm a experiência da Palavra de justiça, e que não sabem julgar o bem e o que é mal. A natureza não nós ensina que, quando um astro deixa a sua posição habitual e se coloca entre o sol e a terra, este torna-se um véu que esconde para a terra a luz do sol, dando lugar a um ECLIPSE que mergulham a terra na escuridão? Pelo que, dizendo: Eu não sou o Cristo, mas sou enviado adiante dele, João confirma o que a Bíblia diz, não só dele, mas também de todos outros "homens" enviados de Deus, como servos do Cristo. Estes, não são por si mesmos fontes de luz, mas sim testemunhas desta Luz verdadeira que, estando no mundo, ilumina à todo o homem (Jo.1:6-9). Mas, hoje nos nossos cultos, quantos destes servos se viram postos entre Deus e o Seu povo; abandonando assim a posição de servo para ocupar a de Cristo nas igrejas, ao ponto de eclipsar completamente o Sol de justiça aos olhos e ao entendimento dos adeptos? Aqui está a lição do Eclipse do Sol! Em alguns movimentos, este eclipse é total; em outras tendências ele é parcial, tendo contudo um denominador comum: A idolatria triunfante na igreja! Eis a abominação da desolação posta no lugar santo que se avizinha!
Porém, o Espírito Santo nos adverte hoje nesta pregação que: "Aquele que tem a Esposa é o Esposo". Nas santas escrituras, como confirma entre outras Mat. 25:1; 2Cor.11:2, etc. nunca foi questão de "esposos", como se de muitos se tratassem, mas sim de Um Só Noivo, com O qual a verdadeira Igreja está comprometida, sendo ciumentamente preparada para Ele pela pregação do todo verdadeiro servo de Deus.
Falando do Esposo, quero chamar a atenção dos eleitos sobre uma coisa: os servos dos templos testemunharam naquele dia: "Nunca homem algum falou como este homem". Porque, na verdade, não era um homem que falava, mas sim Deus ocultado pelo um véu humano que O serviu de tabernáculo ou templo. Porém, nos dias da Sua carne, Jesus de Nazaré nunca tentou usurpar a posição de Deus; mas sim, assumiu-Se como um Servo buscando a glória do Pai que O enviou (Jo.7:16-18; 8:50a). Depois de Sua morte e ressurreição, Ele foi elevado acima de todas as coisas (ver o tipo de José no Egipto, na saída da prisão), recebendo uma esposa adquirida pelo Seu próprio sangue e consequentemente, o ÚNICO NOME que é acima de tudo; de forma que neste NOME SEM IGUAL, todos os joelhos se dobram e que toda a língua confessa (Fil.2:6-10).
Tal não é o caso dos outros servos de Deus ao serviço do Seu povo. Nenhum desses profetas de Deus ressuscitou dos mortos até hoje. Nenhum destes justos que nos antecederam ALGUMA VEZ foi elevado na glória: posto diante do trono de Deus; ao lado do Cristo… Nenhum deles, embora sendo claramente vítimas de más interpretações por parte destes homens carnais que se vangloriam e sustentam nos nomes deles, voltaria um dia para corrigir algo do que eles disseram ou fizeram no tempo deles. Nenhum deles voltará à busca de quem quer que seja. Os profetas de Deus não são "espíritos", mas sim "homens" tirados da terra e postos ao serviço da igreja. Eis o que está escrito na Palavra. Porém, UM SÓ é O ESPÍRITO VIVIFICANTE; apenas Um que era, que é e que será: JESUS CRISTO! É Ele cuja vinda aguardamos. Só esses que receberam do Seu Espírito, podem se gloriar de pertencer à Ele e ter esperança no dia do arrebatamento (Rom.8:9b,14). Depois haverá choros e rangeres de dentes para todos esses que, embora reconhecendo Cristo como Senhor, andam segundo o homem e não segundo o Espírito; de acordo com o que está escrito: "Maldito o homem que confia no homem igual".
Todos esses homens de Deus receberam um dom dAquele que possui a PLENITUDE em todas as gerações: Jesus Cristo. Como "amigos do Esposo", eles fizeram função de embaixadores do Senhor junto da Sua Esposa, que é a Sua Igreja e o Seu corpo. Pouco importa a graça particular e excelente que operou em alguns destes instrumentos ("homens" tirados da terra e não vindos do céu) para a circunstância...; eles foram assim revestidos para executar um propósito determinado de Deus junto da Esposa do Seu Cristo, o Herdeiro de todas as coisas. Esses homens assim chamados, segundo o Decreto de Deus são: os amigos do Esposo que, estando na Sua presença Lhe ouvem e assistem na preparação da Sua Esposa. Eles se alegram muito com a voz do Esposo que vem do céu pelo "Assim diz o Senhor" que lhes é confiado. Seja no caso dos anjos (mensageiros) celestiais ou terrestres, todos os instrumentos de Deus que foram enviados junto da Esposa para dar testemunho do Esposo são apenas comissionados, tal como Eliezer foi mandatado por Abraão junto dos seus para procurar uma esposa para Isaac (e não para si mesmo).
Segundo o que está escrito no At.10:40-43: a pregação do Evangelho é reservada, não à todos, mas apenas às testemunhas que foram anteriormente escolhidas por Deus. Nos versos 42 e 43, foi dito: "E (JESUS) NOS MANDOU PREGAR AO POVO, E TESTIFICAR QUE ELE É O QUE POR DEUS FOI CONSTITUÍDO JUIZ DOS VIVOS E DOS MORTOS. À ESTE dão testemunho todos os profetas, de que todos os que NELE crêem receberão o perdão dos pecados pelo SEU NOME". Não disse Jesus: "… Façais das nações MEUS discípulos "? Pelo que também o Espírito de Deus em nós declara categoricamente: AQUELE QUE TEM A ESPOSA É O ESPOSO.
Meditem atentamente as palavras do Senhor em Lc.17:7-10 e entendem por que razão o Espírito do Senhor que testemunha em mim se opõe vigorosamente aos cultos dos profetas nas igrejas. Todos esses servos em que vos glorieis, não merecem qualquer reconhecimento antecipado do Senhor: "Porventura terá de agradecer ao servo porque este fez o que lhe havia ordenado"?Importaque eles esperam até que o número dos seus companheiros de serviço seja completado. Então, esses que terão servido fielmente o Seu Senhor e Mestre, fazendo o que deviam fazer, se levantarão no dia da Sua vinda afim de receber a parte que lhes é reservada na herança comum à todos os santos (Dan.12:13). Pelo que, a alegria dos "amigos do Esposo" que Lhe assistem é perfeita.
Pouco importa o que se pode pensar deles; eles apenas fizeram o que lhes foi mandado. São servos INÚTEIS que fizeram exactamente o que tiveram que fazer em cumprimento do que está escrito no Conselho de Deus. Se é verdade que o testemunho deles vos levou ao conhecimento do Verdadeiro Deus; é só Deus (e não estes homens) que merece glória, honra e a adoração nos séculos dos séculos.
"É necessário que Ele cresce e que eu diminua". Isto significa que, seja no caso de João Baptista, como de todo outro instrumento de Deus, enviado adiante dEle como testemunha da Luz junto da Sua Noiva; é absolutamente necessário que a fé, a confiança e a esperança depositadas nestes homens diminuem. Porque, enquanto todos estes nomes elevados nas igrejas (os nomes dos fundadores, os líderes espirituais… que encarnam a verdade dogmática de um determinado grupo religioso), como também esses falsos cultos que os exaltam não desaparecer dentre vós; o Verdadeiro Esposo nunca será elevado à Sua verdadeira glória. E, Jesus Cristo se manterá sempre às portas de vossas igrejas e nunca nos vossos corações.
Daniel depois de ter recebido a revelação do segredo de Deus para o fazer conhecer à Nabucodonosor, louvou o Deus do céu a quem pertence sabedoria e a ciência dos mistérios e a luz da Verdade. O Único que revela o que está profundo e escondido e que sabe o que está em trevas (Dan.2:19-22, 27-30; Is.46:9-11). Da eternidade donde viemos (nós os que fomos dantes conhecidos, tendo sido chamados pelo decreto de Deus que nos predestinou para a salvação) à eternidade para onde vamos, todo aquele que tem nele mesmo o dom da vida eterna bendiz o NOME ÚNICO DO SENHOR.
Neste tempo característico do fim em que vivemos e, em que os mistérios de Deus são desvendados, a revelação do Conselho de Deus, não é imputável ao mérito de um homem; à inteligência extraordinária, à sabedoria ou santidade de um pregador… mas sim à realização da promessa profética. Não diz Deus à Daniel: "estas palavras estão fechadas e seladas ATÉ AO TEMPO DO FIM"? Não assegurou também Deus que o conhecimento aumentará, mas que entretanto nenhum dos ímpios poderá entender. Assim acontecerá infalivelmente. Pelo que, tendo recebido o entendimento de tudo o que Deus prometeu e que vai realizando no meio de nós, nós bendizemos e damos graças ao DEUS FIEL. Consciente também, que nenhum dos maus receberá nosso testemunho, porque assim está escrito. Sim, Deus faz graças a quem quer e também endurece quem quer.
Várias vezes tentaram me pressionar dizendo: "Tu pregas a Verdade…, mas não gostas fazer menção na tua pregação de um fulano ou de um sicrano… ". E no fim, Satanás frustrado se tem levantado muito contra mim à través as más-línguas pela calúnia, me acusando de imitador, usurpador, etc. Mas aqui está a minha defesa: AQUELE QUE TEM A ESPOSA É O ESPOSO. Como testemunha previamente escolhida pela graça de Deus, Ele me ordenou de pregar NESTE NOME ÚNICO.
No meio desta grande apostasia que mergulhou o mundo em densas trevas espirituais, eu acredito de acordo com a promessa divina na existência de uma Igreja da graça que prossiga a sua marcha em toda a Verdade, longe de todas as formas de mentiras erguidas em doutrinas geradas pelos espíritos enganadores que falam no meio de nós. Uma Igreja-esposa gloriosa que não dobra os joelhos diante da falsa adoração, tendo conhecido que NENHUMA MENTIRA VEM DA VERDADE. Quanto à mim, prefiro mil vezes ser rejeitado e olhado como mentiroso, do que ser exaltado a uma posição que não me pertence, nem me convém. Porque, AQUELE QUE TEM A ESPOSA É O ESPOSO. À Ele pois seja glória, honra e louvor nas verdadeiras igrejas dos santos. Amados, GUARDAI-VOS DE ÍDOLOS!
Que Deus vos abençoe!
Dr. TIAGO MOISÉS
__________________________________________
MINISTÉRIO DO ÚLTIMO TEMPO
Bº Augusto-N’gangula \ Cacuaco C.P. 5112
E-mail: tiagomois@hotmail.com
Telefones: 912 52 37 05 / 912 62 82 59 / 924 69 76 16
LUANDA \ ANGOLA
DISTRIBUIÇÃO GRATUITA
www.ministeriodoultimotempo.org