“Eu para isso nasci, e para isso vim ao mundo, afim de dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade ouve a minha voz. Disse-lhe pois Pilato: Que é a verdade?” (Jo.18:37,38)
Muitos são os homens e as religiões que nos habituaram à essa palavra: VERDADE. Contudo, as opiniões divergem com respeito no sentido exacto desse conceito. Hoje, gostaria também levar a Igreja do Cristo à reflectir seriamente sobre este tema: O que é a Verdade? Donde vem? Que a detém?
Como cristão, não posso crer outra coisa senão o que a Bíblia ensina em relação à “Verdade”. Mas, é mesmo aqui onde enfrento a primeira dificuldade: quando monte de religiões que se reclamam todas da mesma Bíblia, se contradizem na doutrina nela contida e ao mesmo tempo afirmam todas estar na verdade. Há algo de errado nisso tudo.
Decerto, não são as igrejas que détem a Verdade, mas sim Jesus Cristo. Como Ele bem o diz: “EU SOU A VERDADE”.
É pois fundamental que os verdadeiros cristãos saibam que não são as “igrejas” que dizem a Verdade; que não são os ensinamentos dessas igrejas que representam a Verdade, mas sim, Deus é quem diz a Verdade pois, SUA PALAVRA É A VERDADE. A Verdade segundo as igrejas é muito diferente da Verdade segundo Deus. A primeira transformam os crentes em adeptos ou membros duma dada igreja ou religião; enquanto que a versão de Deus faz dos crentes, discípulos DAQUELE QUE É A VERDADE: Jesus-Cristo e consequentemente, faz deles filhos do Altíssimo. A VERDADE é a Palavra de Deus tal como foi dita da Sua própria boca e assim nos foi anunciada pelas testemunhas que a ouviram desde o princípio (1Jo.1:1-4). É pois, Este Mandamento do Senhor que nos REVELA a Verdade de Deus, ABSOLUTA e IMUTÁVEL. “Assim diz o Senhor”; “Assim” nos foi anunciado ou representado nas Escrituras; “Assim” cremos e dizemos “Amem!”: nesta Palavra; longe de todas opiniões humanas sobre essas coisas. Porque, essas testemunhas do Senhor que nos transmitiram as palavras das Escrituras Sagradas que temos na Bíblia não falaram de si mesmo, mas sim, inspiradas pelo Espírito Santo (2Pe.1:21). São essas verdades que libertam o homem do maligno e fazem dele participante da natureza divina. Essa Palavra de Deus é provada, todo aquele que nela acrescenta ou substrai qualquer coisa é um MENTIROSO. Um FALSO PROFETA. Aqui está! (Prov.30:5,6). Muitos são porém hoje em dia, esses falsos profetas cuja vinda nesse último tempo nos foi anunciada previamente pelo próprio Senhor. Sejam eles pastores, apóstolos ou missionários, evangelistas ou doutores, nós os identificamos como falsos profetas pelas doutrinas estranhas que eles ensinam hoje nas igrejas ou diversas religiões.
Todas as vezes que as igrejas ensinam pelas interpretações particulares, algo que não consta nas escrituras ou na Palavra original de Deus; algo que não saiu da boca de Deus, nem foi contida no Seu pensamento: isto é uma mera MENTIRA. Ainda que eles mesmo chamam isso “Verdade”. Deste modo, as igrejas mentem e ajuntam as ovelhas sem Cristo; os conductores ou líderes dessas denominações são sem sombra de dúvida, esses falsos profetas anunciados nas escrituras que seduzem, corrompem as almas ignorantes e levam para a perdição esses adeptos que são discípulos desses falsos ensinadores ao invés de o ser do Cristo. São pois essas doutrinas de mentira que seduzem a multidão, e fazem caluniar o Caminho do Senhor, expondo deste jeito Seu grande Nome a vergonha no meio das nações.
É muito importante pois, que todos esses que se dizem cristãos saibam que não é o facto de pertencer à uma igreja ou de ser adepto duma religião que justifica o homem-crente diante de Deus. É o próprio Deus que justifica os homens que crêem na Sua Palavra; os santifica pela Verdade desta Palavra e os leva na glória . (Jo.17:17; Rom.8:29,30).
Donde vem a Verdade? Com certeza não da teologia das religiões, pois isto é apenas uma ciência humana. Mas, segundo o testemunho das escrituras, ninguém pode conhecer as coisas de Deus e Suas palavras senão por intermédio do Seu Espírito apossando-se do homem da Sua escolha (Prov.1:23; 1Cor.2:9-11). Ninguém pode conhecer o Pai, nem o Filho, senão por uma REVELAÇÃO directa de Deus (Mat.11:22-25). Os pais que nos anunciaram o evangelho de Cristo, não o fizeram com as palavras da sabedoria humana, mas sim, com AS PALAVRAS QUE O ESPÍRITO SANTO ENSINA (1Cor.2:13). Se hoje estou convencido da INUTILIDADE da teologia na obra de edificação da Verdadeira Igreja do Cristo, é simplesmente porque as escrituras aqui referenciadas ensinam que: o homem carnal (ou natural) não pode compreender as coisas do Espírito de Deus que são para ele uma loucura; nem RECEBER as palavras da revelação do Seu Espírito. A TEOLOGIA (escola ou instituto bíblico, escolas de ministério, etc…) TRANSTORNAM OS CAMINHOS DO SENHOR e substitue o Conselho de Deus por conselhos humanos. Aqui está o caminho da perversão para a perdição(Prov.1:24-33).
Não sou contra os teológos! Mas, A CONVICÇÃO ABSOLUTA que me dá a luz da Verdade das escrituras, assim como a EXACTIDÃO DA CIÊNCIA DE DEUS, me leva à afirmar solenemente neste dia do fim que a teologia é uma ciência inútil, o caminho da perversão e da perdição. Os ensinamentos produzidos pela essa ciência humana, na medida que vão deitando uma tremenda confusão no evangelho anunciado pelo próprio Senhor Jesus e confirmado pelas testemunhas que O ouviram, vão endurecendo também os sentidos do homem no entendimento do mandamento de Deus que é segundo Seu Conselho. E este tipo de fé nunca leva na comunhão com Deus.
Foi por isso que o Senhor Jesus Cristo, falando de escribas, fariseus e outros doutores da lei (todos, intelectuais religiosos da sua época), utilizou a linguagem figurativa de “Um cego guiando outros cegos”.
A verdade, é esta Palavra que estava desde o princípio na boca de Deus. Deus sendo Ele mesmo a Verdade. É pela esta Verdade que Deus criou todas as coisas. Esta Verdade foi feita carne e manifestado ao mundo. O apóstolo João viu esta coisa e deu o seguinte testemunho: “A verdade veio por Jesus Cristo” (Jo.1:17 e 1Jo.1:1-4). É pois Jesus que nos trouxe a Verdade sobre a terra e no mundo. Esta verdade é contida SOMENTE nas palavras que saíram da Sua boca. Essas palavras nos revelam A DOUTRINA DE DEUS (Jo.7:16,17). E, esta doutrina é a VERDADE ABSOLUTA, PURA e PROVADA. Cremos nela e certificamos TODA a doutrina de Deus porque é a Verdade e a Vida eterna (Jo.6:68). Ela não é discutível (1Cor.11:16;14-33 e 1Tim.6:3,4).
Quando Jesus disse a Pilato: “Eu nasci e vim ao mundo afim de dar testemunho a Verdade”, isto quer dizer que Ele veio ao mundo para dar à conhecer aos homens o Pensamento e a Vontade de Deus. Afim de servir de testemunha à Palavra de Deus que estava desde o princípio e, revelar ao mundo o propósito que ditou a criação do homem e de toda coisa. É isso que chamamos: Conselho de Deus.
Antes da queda, Adão e Eva andavam na Verdade. Esta Verdade era o mandamento do Senhor que lhes foi dado. Isto perdurou até quando a serpente antiga lhes levou a crer numa coisa que não constava na Palavra original de Deus. Esta “pequena coisa a mais” que é acrescentada na doutrina de Deus é uma MENTIRA que produz a MORTE (a separação com Deus). Eva enganou-se em crer que esta nova doutrina daria-lhe inteligência (Gen.3:6). Na verdade, a fé no novo ensinamento mudaria o dom da vida eterna em morte. A mesma coisa acontece hoje com as igrejas, seus líderes e as escolas de ensinamentos bíblico que produzem cópias de doutrinas não autenticadas pela doutrina original de Deus. Evoluindo assim fora da revelação do Espírito Santo, essas doutrinas estranhas produzidas pelos espíritos não autorizados à falar da parte de Deus, invalidam o Conselho de Deus para esses crentes que são desse modo separados com Seu Senhor e Salvador.
Para todos esses que sigam esse caminho da rebelião, Jesus disse: “Tendes por pai o diabo…” (Jo.8:44). A honra é para os que creem nessa pregação. Disse Jesus: “Aquele que é de Deus escuta as palavras de Deus” (Jo.8:47); e ainda: “Todo aquele que é da verdade ouve a minha voz”. Sim, Deus é a Verdade e Jesus Cristo é a Sua boca: Ele é a Voz de Deus, também o ÚNICO CAMINHO que leva ao Pai.
Como foi pois que essa Verdade chegou até nós? Pelo intermédio das testemunhas de Jesus da primeira hora que O ouviram; Seus apóstolos pois. Como está escrito: “Eu santifico-me a mim mesmo, para que eles sejam também santificados na Verdade. E não rogo somente por estes (os apóstolos) , mas sim, para TODOS esses que hão-de crer em mim PELA SUA PALAVRA” ( Jo.17:19,20; 1Jo.1:1-4;2Pe.3:2;4:9, etc.). Crer pela sua palavra quer dizer: crer em Jesus pelo testemunho deles. Aqui está o pano de fundo de toda nossa pregação nesta hora de RESTAURAÇÃO DE TODAS AS COISAS que antecede a vinda de Jesus; tempo esse que Deus previamente anunciou pela boca de Seus santos profetas: IGREJAS DOS SANTOS, REGRESSEM NA DOUTRINA DOS APÓSTOLOS! Falamos dos santos, não como dos mortos, mas sim à intenção de todos aqueles que andam na VERDADE. Pois, a santificação segundo Deus não é produzida pelos muitos jejuns, vigílias de oração, retiros e todos esses “trabalhos” aos quais os crentes são sujeitos hoje. Disse Jesus: “Santifica-lhes pela VERDADE, TUA PALAVRA É A VERDADE”(Jo.17:17). Ou será que nunca leram isso: “Obedecer vale mais do que sacrificar”? (1Sam.15:22).
E, como não existe comunhão entre luz e trevas, saiem pois dessas prisões das denominações onde estão pela cobiça desses homens que fazem negócios com vossas almas. Perguntem qual é o antigo e bom caminho por onde andaram nossos pais, andem como eles e terão descanso para vossas almas.
Estou à dar testemunho da Verdade! Bem-aventurado sois se entenderdes essas coisas e as praticardes!
Dr. Tiago Moisés
----------------------------------------------------
MINISTÉRIO DO ÚLTIMO TEMPO
Bº Augusto-N’gangula \ Cacuaco
E-mail: tiagomois@hotmail.com
Móvel: 912 62 82 59 / 924 69 76 16
LUANDA / ANGOLA
Para região sul: 923 78 73 66
LOBITO / BENGUELA
DISTRIBUIÇÃO GRATUITA
www.ministeriodoultimotempo.org