A SABEDORIA OCULTA DE DEUS

 

1Cor.2: 6 -7:“Na verdade, entre os perfeitos falamos sabedoria, não porém a sabedoria deste mundo, nem dos príncipes deste mundo, que estão sendo reduzidos a nada; mas falamos a sabedoria de Deus em mistério, que esteve oculta, a qual Deus preordenou antes dos séculos para nossa glória”

            A nossa pregação do Evangelho da Salvação muitas vezes tem deixado algumas pessoas céticas e atónitas: “Que imaginação fértil!”, dizem uns; enquanto outros se perguntam se não temos uma maneira, muito nossa, de entender e explicar as coisas de Deus (com exagero a mistura). Todavia, falamos sabedoria de Deus. Não com palavras de sabedoria humana que se caracteriza pelos discursos “trabalhados” e “arranjados”. Discursos litúrgicos de falatórios profanos; essencialmente baseados nas coisas visíveis e palpáveis, e que se entendem pela lógica da compreensão e interpretação humana. Tendo o intelectualismo e excelência de linguagem por fundamentos.
            Nós falamos a sabedoria entre os “perfeitos” pela revelação do Espírito Santo que o mundo não vê, nem conhece. Espíritos Santo cuja linguagem, só os santos verdadeiros discípulos de Jesus Cristo, percebem, entendem e suportam. Pois, para a glória dos Seus eleitos do meio das nações, Deus tem ordenado essas coisas que revelam a Sua incomparável sabedoria… antes dos séculos!
            Somos porém, o cumprimento dessas promessas neste último tempo. A fim de revelar aos santificados de Deus essa sabedoria oculta, mas claramente perceptível, quando pela nossa pregação que compara as coisas espirituais com as espirituais, o conhecimento da Verdade faz resplandecer a luz do Evangelho da glória do Cristo. E, ilumina o entendimento de todos aqueles que Deus, antes dos tempos, conheceu e predestinou à herança da glória; à semelhança do Filho Unigénito. Tal como o confirma a Escritura de Ef.1:3-8:        
“ Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestes em Cristo; como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis diante dele em amor; e nos predestinou para sermos filhos de adopção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade, para o louvor da glória da sua graça, a qual nos deu gratuitamente no Amado; em quem temos a redenção pelo seu sangue, a redenção dos nossos delitos, segundo as riquezas da sua graça, que ele fez abundar para connosco em toda a sabedoria e prudência”

            Consideramos aqui uma coisa importante que foi dito na escritura de 1Cor.10:6,11:

Ora, estas coisas nos foram feitas para exemplo, a fim de que não cobicemos as coisas más, como eles cobiçaram (….) Ora, tudo isto lhes acontecia como exemplo, e foi escrito para aviso nosso, para quem já são chegados os fins dos séculos.

            Pelo que a minha pregação deste dia, visa iluminar o entendimento dos eleitos sobre essas coisas que nos foram feitas em figura e que foram escritas sobre Sansão e Dalila, para aviso nosso. Nós, justamente para quem já são chegados os fins dos séculos.
            Agrada à Deus iluminar o entendimento de todos aqueles que amam a Verdade, e combatem o bom combate da fé para se libertar dos laços da apostasia; a fim de tomar parte ao rapto da Igreja que é iminente.

Dr. Tiago Moisés