6. O SÉTIMO ANJO E A SÉTIMA TROMBETA        

 

A maior astúcia do diabo consiste à desviar as pessoas daquilo que Deus disse desde o princípio. Foi assim que ele conseguiu seu golpe junto da Eva no Éden. Hoje ainda, muitos são os movimentos religiosos que se deixaram corromper no seu entendimento e se apartaram de Deus e da Sua Palavra, dando ouvidos aos espíritos enganadores que ensinam "outros evangelhos". Os agrupamentos religiosos, em verdadeiras meretrizes, não só se embebedaram do vinho da prostituição da grande Babilónia, mas também edificaram-se segundo o modelo da "mãe" (Apoc.17:1,2). Efectivamente, o sistema religioso de adoração inspirado pelo anticristo e que caracteriza essas igrejas, levou multidões à se desviar da Bíblia para prestar fé às suas próprias interpretações da Palavra. Rejeitando a sabedoria de Bereia (Act.17:11), ninguém se preocupa em examinar as pregações produzidas nestes meios à luz do que está escrito. O fanatismo cego debilitou o discernimento; ao ponto que as pessoas tomam prazer nas mentiras dos seus profetas que profetizam com falsidade coisas abomináveis e blasfémias em flagrante contradição com o Plano de Deus para a salvação revelado nas escrituras.   
É assim que hoje em dia, muitas desses adoradores "ingeriram" literalmente o dogma segundo o qual o sétimo anjo que toca a trombeta e o sétimo anjomensageiro da Igreja de Laodiceia são uma e única pessoa. De modo nenhum!   
O mistério das sete estrelas na mão direita do Senhor e que representa os anjos de sete igrejas é desvendado desde o começo pelo próprio Senhor (Apoc.1:20). E, imediatamente depois (nos capítulos 2 e 3), as escrituras revelam os ministérios deles, assim como a natureza e o conteúdo da mensagem dirigida a cada um deles para a edificação da igreja de Cristo. Mas, no caso dos sete anjos que tocam das trombetas e que só apareçam na abertura do sétimo selo, esses não estão na mão direita do Senhor Jesus, mas sim, diante do trono de Deus. A diferença aqui é enorme e incontestável! E, eu não deixo de repetir como o fiz no começo desta pregação que a Esposa do Cristo não se encontra na terra quando se desenrolam estes eventos revelados no sétimo selo, porque o arrebatamento vem imediatamente após o quarto selo. O sexto selo revela a angústia que se abate na terra no dia da ira e imediatamente depois (no capítulo 7), dois grupos desses que são resgatados depois da grande tribulação, e que escapam na vingança de Deus: "os que guardam os mandamentos de Deus" (os eleitos de Israel - Apoc.7:1-8), e pouco depois "os que têm o testemunho de Jesus Cristo" (o resto da igreja - Apoc.7:9-17). Estes dois grupos que sofrem a grande ira do diabo que foi expulso do céu logo depois do arrebatamento e contra os quais o dragão fez a guerra (Apoc.12:13-17).    
Considerai agora atentamente o que acontece quando esses sete anjos começam à tocar as suas trombetas! Não só terríveis são as pragas que caiem sobre a terra quando os quatro primeiros anjos tocam as suas trombetas (Apoc.8:6-12), como podemos notar também que está expressamente dito isto no versículo seguinte (v.13): "Aí! Ai! dos que habitam sobre a terra! Por causa da outras vozes das trombetas dos três anjos que hão-de ainda tocar". O que significa isso? Que estes sete anjos não são mensageiros das Igrejas e que as trombetas deles não representam de modo nenhum alguma mensagem do Evangelho. Porque o Evangelho significa boa nova da salvação pela graça que foi feita aos homens por Deus. Será que aquilo que acabamos de ler no v.13 é uma boa nova? De jeito nenhum! Pelo que hoje, digo-vos isso pela Palavra da verdade: as sete trombetas tocadas pelos sete anjos não tem nada à ver com a Igreja de Cristo. Não são mensagens dirigidas aos discípulos de Jesus Cristo.
Agora, é a minha vez de fazer algumas perguntas a estes "profetas" que afirmam que o sétimo anjo que toca a trombeta (Apoc.10:7) é o mensageiro de Laodiceia:     
         Vimos até lá os quatro primeiros anjos tocar as suas trombetas: que semelhança vocês acham ou que paralelismo fazem agora entre Apoc.8:7 e a mensagem dada ao anjo da igreja de Efésio? Apoc.8: 8 e a mensagem da era de Smirna? Apoc.8: 10 e a mensagem da era de Pérgamo? Apoc.8: 12 e a mensagem da era de Tiatira? Porque, se afirmarem que o mensageiro de Laodiceia é um destes sete anjos que estão diante do trono de Deus, o mesmo raciocínio deve ser logicamente aplicado aos seis outros que o precederam. E, fazendo isso, vocês estarão à testemunhar contra o próprio Senhor Jesus que diz outra coisa em Apoc.1:20; fazendo dEle um mentiroso.   
E se estes três últimos anjos (inclusive o sétimo) são portadores de uma mensagem para a edificação da Igreja (pois, esta é a missão das sete estrelas na mão do Senhor), porque então acautelar os moradores da terra contra os ministérios deles? (Reparem que o palavra “Ai” foi pronunciada duas vezes seguidas).   
Não sejais pois meninos inconstantes levados por todo vento de doutrina. Queridos irmãos, acreditem só na Palavra de Deus. Digo isso para proveito vosso! Aceitando este dogma sem fundamento na Palavra de Deus, mas sim, baseado em interpretações dos homens sem espírito e que jamais receberam mandato de Deus para falar destas coisas, pode ser que nunca prestaram atenção à isto: A BÍBLIA REVELA CLARAMENTE O QUE ACONTECE QUANDO O SÉTIMO ANJO TOCA A SUA TROMBETA!